quinta-feira, 6 de agosto de 2015

MORRE A PROFESSORA ZAIDE SOLEDAD + 05.08.2015-AP

 Foto > Neca Machado (Reprodução Proibida)

MORRE UM MONUMENTO CULTURAL DO AMAPÁ
MORRE PROFESSORA ZAIDE SOLEDADE

*Nasceu 31.07.1934 – Obidos-PA
+Faleceu 05.08.2015 – AMAPÁ aos 81 anos

Por> Neca Machado (Jornalista Colaboradora com DRT, Especialista em Educação Profissional e Bacharel em Direito)

Professora ZAIDE SOLEDADE chegou ao Amapá em 1952 aos 16 anos de idade e aqui fincou RAIZ, foi uma das MULHERES que mais honrou a expressão VALORIZAÇÃO DA CULTURA, Cultura significa CULTIVAR, e ela com sua sabedoria galgou passos tão longo na HISTORIA DO AMAPA que merece ser eternizada em sua plenitude.
Cultivou alunos, e Amigos, cativou com sua intensidade a família amapaense, era daquelas personalidades que participavam ativamente das manifestações culturais locais.
Com o AMIGO PROFESSOR MUNHOZ LOPES teve um casamento perfeito de companheirismo e verdadeiro amor pela SABEDORIA UNIVERSAL.

Professora Zaide fez parte da sociedade não somente como integrante de sua família, mas, como um elo difuso de conhecimento em sua plenitude, como Membro das principais Instituições locais, foi Professora, Presidente do Conselho de Educação do Amapá, Diretora da Escola de Artes Candido Portinari. Diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Macapá, Diretora do Teatro das Bacabeiras onde foi uma das principais articuladoras do nome da instituição, além de atriz na primeira novela do Amapá, atuando como Benzedeira.
Na Educação amou intensamente a ARTE DE EDUCAR.
Cativante, aguerrida, audaz, destemida, com seu belo sorriso inebriante.
UMA VERDADEIRA MULHER DO AMAPÁ, SINGULAR EM SUA PLENITUDE.
Tive o prazer de conviver com ela onde fazia compras em um Supermercado do Laguinho e nos brindava com sua gentileza sempre que nos encontrava, EU e meu esposo Manfred que ela gostava.

Descanse com MUITA LUZ, cumpriu sua verdadeira MISSÃO terrena.

TENHO ORGULHO DE VOCE, MULHER DO AMAPÁ.